Rituais corporativos como estratégia de legitimação dos valores organizacionais em empresas familiares

Andressa Hennig Silva, Maria Ivete Trevisan Fossá

Resumo


O presente estudo pretende analisar como os rituais corporativos proporcionam a legitimação dos valores organizacionais. A unidade de análise é uma empresa familiar, vinculada ao ramo de bebidas, que está no mercado há 87 anos. A coleta dos dados deu-se com o uso de entrevistas semiestruturadas, observação e pesquisa documental. Para a análise dos dados, empreendeu-se a técnica de análise de conteúdo, proposto por Bardin (2010). Desta análise, emergiram vinte categorias iniciais, cinco intermediárias e duas finais que balizaram a conclusão do estudo. Como principais resultados, observa-se que a clareza e disseminação dos valores declarados entre as principais lideranças é um dos fatores que contribuem para sua legitimação na prática de rituais. Como principal contribuição deste estudo, acreditamos ter proposto um caminho para auxiliar as organizações na busca da legitimação de seus valores. 

Palavras-chave


Valores Organizacionais; Rituais Corporativos; Legitimação; Empresa Familiar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v10n20p117-144


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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