Cultura Nacional e sua Influência na Cultura Organizacional: Estudo em um Buffet Localizado em Belo Horizonte

Humberto Garcia Henriques, Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia

Resumo


Este trabalho tem como objetivo geral identificar e descrever a influência da cultura nacional na cultura organizacional de um buffet localizado na cidade de Belo Horizonte. O trabalho foi realizado com base em um estudo de caso descritivo utilizando a abordagem quantitativa. Os dados foram colhidos por meio de um questionário adaptado considerando os ensinamentos de Geert Hofstede sobre a cultura organizacional, determinando dimensões de análise para identificar até que ponto a cultura nacional influencia a cultura das organizações. O estudo foi feito com 78 funcionários da empresa pesquisada. Os resultados indicaram que a cultura organizacional na empresa estudada possui características e bases familiares. Quando observadas as dimensões de Hosfstede, percebeu-se que a distância de poder ainda é alta e a direção possui dificuldade em delegar tarefas e dar autonomia aos subordinados. Pode-se considerar que a empresa pesquisada guarda as mesmas características de grande parte das organizações brasileiras, o que permite dizer que, mesmo em meio a tantas mudanças no mercado, na economia e na sociedade em geral, o Brasil ainda mantém de forma concreta seus hábitos, valores e costumes, e estes são praticados de forma significativa por suas organizações.

Palavras-chave


Redes de relacionamento; Motivação

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v10n20p145-172

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Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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