Comprometimento Organizacional: Comparando Docentes Efetivos e Temporários de uma Instituição de Ensino Superior
Resumo
Este artigo tem como objetivo central analisar como se configura o comprometimento organizacional de docentes efetivos do quadro permanente e de docentes temporários do quadro provisório de uma Instituição Federal de Ensino Superior a partir da abordagem multidimensional de Medeiros (2003). O trabalho apoiou-se em um estudo de caso, realizado por meio de técnicas de abordagem quantitativa e qualitativa de coleta de dados. A análise dos resultados da pesquisa revelou alto comprometimento dos docentes amostrados com as bases obrigação pelo desempenho, afetiva e afiliativa, com os docentes temporários apresentando escores ligeiramente superiores aos seus pares efetivos. Os docentes com idade até 40 anos mostraram-se mais satisfeitos com as recompensas e oportunidades oferecidas pela Instituição. Já os docentes especialistas revelaram maior crença e identificação com os valores e objetivos institucionais. Enquanto que os docentes temporários sentem maior obrigação em permanecer na função, denotando que isso reflete uma gratidão pelas oportunidades de trabalho que lhes são oferecidas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v10n20p173-204
Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
ISSN Versão Eletrônica 1982-8756
ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários sobre o artigo
por herbal obat tipes terbaik (09-05-2018)
por herbal obat epilepsi terlaris (19-05-2018)
por rc rc (11-03-2020)
por rc rc (11-03-2020)
por rc rc (11-03-2020)
por rc rc (11-03-2020)
por rc rc (11-03-2020)
por rc rc (11-03-2020)
por rc rc (11-03-2020)
por rc rc (11-03-2020)
por rc rc (11-03-2020)
por rc rc (11-03-2020)