Influência da excitação emocional e da utilidade do conteúdo no compartilhamento de informações entre consumidores online

Wilian Feitosa, Delane Botelho

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar os papéis da excitação emocional e da utilidade percebida como influenciadores emocionais do nível de compartilhamento de informação entre consumidores online. O compartilhamento de conteúdo leva a uma maior difusão de diferentes conteúdos, fazendo com que os mesmos se viralizem, ou seja, sejam retransmitidos diversas vezes, atingindo diferentes públicos (HO & DEMPSEY, 2010). Estudos prévios identificam que conteúdos úteis ou excitantes viralizam mais (BERGER & MILKMAN, 2012). Para analisar isso, os autores conduziram três estudos no ambiente da rede social Facebook: o primeiro comparou imagens identificadoras de perfil, o segundo comparou textos de dois blogs esportivos compartilhados e o terceiro, os resultados de dois links patrocinados. Os conteúdos com maior carga emocional ou tidos como mais úteis foram mais compartilhados, enquanto conteúdos tidos como mais provocativos foram mais comentados.


Palavras-chave


Comunicação, compartilhamento, marketing digital, emoções, marketing viral

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v10n20p243-265

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Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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