Comunicação interna nos cargos de secretariado

Graziela Oste Graziano Cremonezi, Valéria Rueda Elias Spers, Dagmar Silva Pinto de Castro, Yeda Cirera Oswaldo

Resumo


A comunicação é algo importante dentro de um grupo ou organização, já que é usada para o controle, motivação, expressão emocional e informação, tanto em processos internos a partir da integração dos funcionários, como na melhoria do ambiente de trabalho. Assim, esta pesquisa teve como objetivo, analisar o processo da comunicação nos cargos de secretariado e suas implicações no ambiente interno de uma empresa, localizada na cidade de Piracicaba / SP.  Para coletar os dados na pesquisa foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado aos funcionários da empresa. Diante dos resultados pôde-se notar que a comunicação nem sempre acontece de forma clara e objetiva, e o grau de satisfação dos funcionários em relação à empresa nem sempre é positivo, pois há uma grande necessidade de entendimento da transmissão da informação por parte dos colaboradores, visto que é necessária a informação correta para o desenvolvimento das atividades.


Palavras-chave


Comunicação. Organização. Secretariado

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v10n20p323-341


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.