A Importância do Marketing na Percepção de Estudantes de Graduação e Profissionais da Área Contábil

Fábio Rogério de Morais, Warton da Silva Souza

Resumo


Este trabalho abordou a importância do marketing na percepção de estudantes e profissionais da área contábil. Apresentaram-se os principais conceitos e características de serviços, marketing de serviços e o marketing de serviços contábeis. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa e o tipo de escolha dos sujeitos de pesquisa foi não probabilística e por acessibilidade. Foram realizadas entrevistas com alunos e profissionais formados que atuavam na área. Para a análise dos dados foi usada à análise de conteúdo temático por meio do exame dos elementos constitutivos que revelam as representações sociais. Conclui-se que, alunos e profissionais compreendem a importância do marketing para o setor contábil, mas não possuem compreensão conceitual e prática sobre a aplicação do marketing de serviços no setor contábil. Isso influência a percepção sobre as seguintes categorias: relação entre a formação e o desenvolvimento de habilidades de relacionamento, entendimento do marketing e sua relação com o mercado contábil, os principais problemas relacionados ao marketing ou ausência dele, relação entre experiência e qualidade na prestação de serviços e o cliente e sua importância para o mercado contábil. Portanto, este estudo apresenta como contribuição a necessidade por mudanças no processo de formação do contabilista, exigindo associação da técnica contábil (transacional) às competências relacionais inerentes ao marketing de serviços.

Palavras-chave


Marketing; Marketing de Serviços Profissionais; Marketing Contábil.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v11n21p73-100

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.