Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Local: Spin-offs Acadêmicas diante de um Quadro que Conjuga Dinamismo Científico e Estagnação Econômica

Rodrigo Gava, Marcelo de Oliveira Garcia, Priscila Ferreira de Paula, Tiago Brinate Bastos

Resumo


Nesta pesquisa buscou-se problematizar a universidade em meio a seu papel no sistema de inovação, questionando as possibilidades dessa relação alterar a realidade local e promover seu desenvolvimento. Foram estudadas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de três municípios mineiros com até 100 mil habitantes – Itajubá, São João Del Rei e Viçosa – que possuem em suas universidades incubadoras de empresas de base tecnológica em atividade. Por meio de abordagem qualitativa com fins descritivos. O desenvolvimento local dos municípios ainda é um processo iniciante enquanto resultante da geração de spin-offs, tanto por estas empresas serem recentes quanto pelo fato da relação entre as elas e o município ainda não serem sólidas. Foi possível identificar que ainda se mostra incipiente a consideração da inovação como norte estratégico ao desenvolvimento local, e que a viabilidade dessa interação exige bases mais diretamente voltadas à consideração da realidade que diferencia empresas de base tecnológica das tradicionais. Os atores estão presentes e o apoio governamental que o sustenta também, resta uma orientação alinhada com a tecnologia gerada nas IFES para que o caminho para a inovação seja viável, o que exige ações que ampliem a interação dos atores locais e entre estes e os extras locais.


Palavras-chave


inovação tecnológica; spin-offs acadêmicas; desenvolvimento local

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v11n21p211-239

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.