O Papel Da Comunicação Integrada De Marketing Na Construção Do Valor Da Marca: O Caso Bunge Fertilizantes

Elaine Ribeiro Oliveira, Francisco Antônio Serralvo, Rosa Maria Furlani, Belmiro Nascimento João

Resumo


Em um cenário altamente competitivo, onde empresas e organizações necessitam ampliar seus horizontes a novas tecnologias informacionais, e diante da diversidade das mudanças nos setores social, econômico, cultural e político, a comunicação passou a ser um novo paradigma de inovação estratégica a este ambiente globalizado, devido às exigências do mercado. Dessa forma entende-se a preocupação dos gestores de marca em disseminar as possibilidades da divulgação e de alavancar a vantagem competitiva e da lucratividade da marca, em longo prazo. Nessa premissa percebe-se, que a comunicação integrada de marketing em seus processos tornou-se um dos pilares para as estratégias organizacionais e para a gestão de marcas. Este estudo buscou atingir o objetivo de identificar os fatores determinantes do papel da comunicação na construção do valor da marca. A necessidade de se trabalhar este tema, foi em razão dos grandes desafios que constantemente emergem nas organizações devido às incertezas no mercado globalizado. Para aprofundar o estudo adotou-se o método de estudo de casoe, como enfoque, foi escolhida a empresa Bunge Fertilizantes.

 


Palavras-chave


Marca. Construção de marca. Valor de marca. Arquitetura de marca. Comunicação integrada de marketing.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v11n21p127-159

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.