Proposta de Sistematização do Processo de Planejamento da Comunicação de Marketing

Fabiano Palhares Galão, Edson Crescitelli

Resumo


O objetivo do artigo é apresentar uma proposta de sistematização do processo de planejamento da comunicação de marketing. O estudo é exploratório, desenvolvido a partir de revisão bibliográfica e pesquisa empírica realizada por meio de entrevistas em profundidade com profissionais de dez empresas pertencentes ao ranking dos 300 maiores anunciantes do Brasil. Como técnica de análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. A proposta formulada pode ser considerada uma alternativa aos modelos teóricos analisados, os quais se apresentam pouco adequados aos achados da pesquisa empírica. Os principais pontos observados em relação a essa constatação indicam que os modelos dão pouca importância para os diversos públicos de relacionamento das empresas no processo da comunicação de marketing e não levam em conta a dinâmica do processo de implementação dos esforços promocionais, incluindo considerações sobre as adequações nas ações ocasionadas pelos cortes de verba. A proposta se concretiza por meio da descrição das etapas que compõem o processo de planejamento e das decisões e tarefas relativas a cada uma delas.


Palavras-chave


Marketing, Comunicação de Marketing, Planejamento da Comunicação de Marketing

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v11n21p307-343


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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