Análise dos procedimentos de logística reversa aplicados em duas plantas de uma indústria multinacional atuante no segmento de petróleo e gás

Bruna Assunção de Souza, Guilherme Bergmann Borges Vieira

Resumo


A logística reversa faz ligação com questões legais, ambientais e econômicas e a partir deste processo as organizações podem se tornar ecologicamente mais eficientes por utilizarem práticas de logística reversa, a fim de tornar seus produtos ou serviços mais competitivos. O presente trabalho objetiva apresentar as práticas de logística reversa utilizadas por duas plantas de uma multinacional atuantes no segmento de petróleo e gás. Com o propósito de verificar as motivações para a utilização da logística reversa, bem como identificar as barreiras, o estágio de implementação e os resultados obtidos, foram realizadas entrevistas com os gestores de duas unidades, uma localizada no mercado interno e outra no mercado externo. Após a análise dos dados coletados percebeu-se que dentre as motivações destacaram-se as regulamentações ambientais, os fatores ecológicos e a otimização de espaço. Quanto às barreiras encontradas no processo de implementação, a mais citada na planta do sul do Brasil, foi a aceitação e colaboração dos fornecedores. Já na planta dos Estados Unidos, os entrevistados mencionaram a mudança cultural e os custos envolvidos no processo. Em relação aos resultados obtidos, os que tiveram mais destaques foram, a otimização de espaço, a redução de resíduos e atendimento à legislação de gestão de resíduos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v11n22p229-260


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.