Recrutamento e Seleção nas Redes Sociais: A Percepção dos Estudantes de Administração da UFRN

Rômulo Andrade de Souza Neto, Gabriela Figueiredo Dias, Anatália Saraiva Martins Ramos, Igor Felipe de Oliveira Martins, Manoel Veras de Sousa Neto

Resumo


A popularização das redes sociais virtuais está transformando a forma como as empresas interagem com a sociedade. Atualmente, as organizações não utilizam as redes apenas como meio de divulgação, mas também como uma ferramenta decisiva no Recrutamento e Seleção (R&S) de talentos. No Brasil, onde a ferramenta é utilizada por um número considerável de empresas, a literatura tem adotado uma visão gerencial do fenômeno, procurando investigar o que os gestores buscam e a influência dessas informações. Não foram identificadas pesquisas validando a ferramenta pelo ponto de vista dos candidatos – o que é relevante para a reflexão e melhoria da prática. Com base nisso, o objetivo desse estudo é compreender a percepção dos estudantes concluintes sobre a utilização de informações das redes sociais virtuais não profissionais em processos de recrutamento e seleção. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem qualitativa, com coleta através de entrevistas semiestruturadas e uso da técnica de análise de conteúdo. A amostra foi formada por seis estudantes concluintes do curso de graduação em Administração da UFRN. Dentre outros resultados, encontrou-se que os estudantes tem consciência da prática e consideram justo o uso de suas informações em processos de R&S sem autorização prévia.


Palavras-chave


Recrutamento e Seleção; Redes Sociais Virtuais; Estudantes

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v11n22p313-346


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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