Empreendedorismo Institucional na Copa do Mundo FIFA 2014: análise dos setores hoteleiros das cidades sede dos jogos.

Diego Echevenguá Borges, Flávia Luciane Scherer, Luis Felipe Dias Lopes, Aleteia de Moura Carpes

Resumo


Fazendo uso do conceito de empreendedorismo institucional- uma dentre as correntes de estudos da teoria institucional que visa entender o uso da agência dos atores frente às instituições- o presente estudo buscou identificar e analisar dentre gestores dos setores hoteleiros das cidades sede dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 quais apresentam maiores níveis de habilidades e características relacionadas ao conceito de empreendedorismo institucional com vistas a moldar seus ambientes de atuação em consonância com as suas demandas e objetivos organizacionais. Para tanto, 142 hotéis e pousadas localizados nas cidades sede da copa do mundo do Brasil responderam o questionário elaborado pelos autores do estudo. Ainda, para atestar a confiabilidade das respostas testou-se o Alpha de Cronbach, o qual no presente estudo foi de 0,638. Dentre os achados, verificou-se que alguns hotéis e pousadas investigados possuem baixos índices de habilidades e/ou características intrínsecas ao conceito de empreendedorismo institucional. A título de exemplificação, diferentemente do que se presumia, cidades como São Paulo e Brasília, a primeira sendo o município mais populoso e com o maior PIB do país, e a segunda estando no centro da arena política nacional, apresentaram hotéis e pousadas com baixo índice de visão de longo prazo.


Palavras-chave


Teoria institucional, Copa do Mundo FIFA; Empreendedorismo institucional; setor Hoteleiro.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v11n22p347-382


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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