O Setor de Franchising no Brasil: Identificando Grupos Estratégicos pela Ótica da Teoria da Agência e pela Visão de Recursos Escassos

Eugenio Jose Silva Bitti, João Amato Neto, Andre Carlos Busanelli Aquino

Resumo


Neste trabalho busca-se identificar grupos de comportamento estratégico distintos entre redes de franquia brasileiras. A abordagem aqui empregada tem por objetivo a criação de uma taxonomia na qual os componentes de cada grupo se assemelham em termos de estratégias. O agrupamento de diferentes redes de franquia com base em semelhança de atributos permite segregar grupos heterogêneos entre si, mas com relativo grau de homogeneidade entre seus membros. Baseando-se na teoria da agência e na teoria de recursos escassos, a análise dos grupos é realizada buscando traçar os respectivos perfis. Além de atributos observáveis das redes (divulgados publicamente), o estudo acrescenta algumas variáveis estratégicas como o perfil de localização das lojas em shopping centers e no que aqui se chama de mercados emergentes no território brasileiro, ou seja, cidades e regiões fora do eixo Sul-Sudeste, mas que vêm atraindo um crescente número de redes franqueadas. Uma amostra com 376 redes de franquia é tratada através de análise fatorial e 5 grupos estratégicos são identificados. São notados comportamentos diferenciados relacionados ao timing de adoção do arranjo franqueado, partilha de riscos na relação das redes com franqueados, dinâmica de expansão e proporção de lojas franqueadas. Discutem-se algumas implicações de cunho gerencial, principalmente a dinâmica do processo de expansão de dessas redes.


Palavras-chave


grupo estratégico, franchising, mix contratual, mercados emergentes, dispersão geográfica

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DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v11n22p421-455

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Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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