Análise da Relação de Dependência entre Proxies de Governança Corporativa, Planejamento Tributário e Retorno Sobre Ativos das Empresas da Bm&Fbovespa

Samuel Potin, Vitor Corrêa da Silva, Donizete Reina, Alfredo Sarlo Neto

Resumo


As leis tributárias do Brasil são complexas, a carga tributária das empresas é considerada uma das mais altas dentre outros países e estudos apontam que os tributos influenciam nas tomadas de decisões das empresas e, que os stakeholders possuem interesse na diminuição de pagamentos em impostos e ampliação do valor da empresa. Este trabalho tem como objetivo analisar a relação de dependência entre os segmentos de governança corporativa da BM&FBOVESPA, o planejamento tributário e o retorno sobre ativo. A é quantitativo-descritiva, sob a ótica de um estudo de relação de variáveis, realizada por meio do uso da técnica multivariada de análise de correspondência (ANACOR). Adotou-se como proxies de teste: Planejamento Tributário; Segmentos de Governança Corporativa; e Retorno sobre o Ativo ROA (Dados Comdinheiro). Como resultados: existe relação entre planejamento tributário e retorno sobre ativo; empresas que praticam planejamento tributário agressivo se relacionam com ROA baixo; empresas que praticam planejamento tributário moderado se relacionam com ROA alto; e a governança corporativa com planejamento tributário e retorno sobre o ativo não foi possível descrever alguma relação; entre outros resultados.


Palavras-chave


Corporate Governance; Tax Planning (ETR); Return on Assets (ROA); Correspondence Analysis (ANACOR).

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v12n23p455-478

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.