Indicadores de Sustentabilidade de uma Empresa Agroindustrial do Brasil no Período de 2009 a 2014

Maria Berenice Gavioli, Rodrigo Francisco, Simone Sehnem

Resumo


A necessidade de atendimento das demandas e o enfrentamentodas questões socioambientais em bases competitivas representamgrandes desafios às empresas brasileiras. Entretanto, asorganizações componentes deste segmento têm revelado um distanciamento entre seu discurso em relação à sustentabilidade esuas ações práticas.O objetivo desteestudo é analisar os indicadores de sustentabilidade adotados por uma empresa agroindustrial do Brasil no período de 2009 a 2014, por meio de seus relatórios anuais de sustentabilidade da Global ReportingInitiative(GRI),instituiçãoque tem servido para avaliar o desempenho e a competitividade das organizações no intuito deinformar a performance ambiental, social e econômica a seusstakeholders. O método utilizado éa pesquisa documental por meio da análise de conteúdo dos relatórios e revisão bibliográfica. Os resultados apontam que, embora a empresa analisada tenha iniciado sua gestão da sustentabilidade movida principalmente pelo eixo econômico, ela busca desenvolver ações que a têm tornado mais inovadora, ágil e determinada e cujos resultados já estão sendoreconhecidos pelo mercadoa partirda valorização das medidas e dosprêmios conquistados ao longo dos anos em que se consolida no mercado nacional e internacionalcomo uma das companhias mais inovadoras do planeta.


Palavras-chave


Sustentabilidade. Indicadores de Sustentabilidade. Desenvolvimento Sustentável. Responsabilidade Social Corporativa. Global Reporting Initiative (GRI).

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v12n23p103-142


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.