Gênero Feminino no Empreendedorismo de Sucesso em Minas Gerais: Estudo de Casos

Rosiane Belo Rodrigues, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Ana Lúcia Magri Lopes

Resumo


As inovações tecnológicas e as mudanças que esta vem gerando na estrutura da sociedade têm alavancado uma transmutação dentro de instituições antigas como a família, o ambiente acadêmico e as organizações profissionais e, têm construído novos padrões de comportamento revelando, também, novas convicções às mulheres do século XXI. O objetivo deste artigo é analisar, por meio de estudo de casos, as características individuais de mulheres empreendedoras em Belo Horizonte, bem como as estratégias adotadas para a consolidação de seu empreendimento. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos quatro mulheres empreendedoras, escolhidas pelo critério de acessibilidade. Os resultados obtidos mostram que as mulheres têm passado por um processo de mutação, alterando suas metas, seus valores, seu comportamento e modelando uma postura profissional através de algumas características pessoais próprias. Observou-se também, que o bom relacionamento no ambiente de trabalho, a dedicação e a busca constante pela qualificação constituíram os fatores fundamentais para o sucesso dos seus empreendimentos.


Palavras-chave


Gênero; Mulher; Empreendedorismo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v12n23p143-172


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.