Consumidor de Restaurantes por quilo: um estudo dos Fatores Relevantes para a Tomada de Decisão

Dario de Oliveira Lima-Filho, Desire Queiroz, Juliana Coimbra Bussolo, Victor Souza Carneiro, Filipe Quevedo-Silva

Resumo


Este artigo teve como objetivo analisar os fatores relevantes para a escolha de restaurantes por quilo, bem como avaliar a influência das características socioeconômicas neste processo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa junto a 112 consumidores de restaurante por quilo na cidade de Campo Grande, capital de Mato grosso do Sul durante o primeiro semestre de 2012. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial e de clusters. A maioria dos entrevistados foi composta por homens, a idade predominante é acima de 40 anos, a maioria das pessoas possui o ensino médio e a renda é superior a 10 salários. Os resultados revelam a formação de seis fatores relacionados aos atributos levados em consideração no momento da escolha do restaurante: Estrutura do local, Aparência, Pratos, Segurança dos alimentos, Preço e Tamanho do restaurante. Foram identificados também três possíveis segmentos de mercado.


Palavras-chave


Consumo de alimentos; Alimentação fora de casa; Segmentação; Análise multivariada.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v12n23p327-341


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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