Análise das influências sociodemográficas na atitude de compra dos consumidores de baixa renda

Felipe Gerhard, Thiago Matheus de Paula Sousa, Lucas Ferreira de Souza, Verónica Peñaloza

Resumo


Este trabalho objetiva analisar o comportamento de consumo de indivíduos de baixa renda à luz dos valores de compra hedônico e utilitário; utilizando-se como parâmetro suas características sociodemográficas. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, obtida mediante a aplicação de um survey. Para a análise dos dados foram utilizados módulos de estatística descritiva, análise fatorial exploratória e análise de variância. A pesquisa evidenciou que os valores de compra são influenciados por aspectos financeiros e pela escolaridade do indivíduo, indicando que quanto maior a presença de tais aspectos, menos hedônicos são os consumidores. Ademais, ao contrário do que aponta a literatura, os jovens possuem um caráter de compra menos hedônico do que o apresentado pelas faixas etárias superiores. Quanto ao gênero, corroborando as acepções teóricas levantadas, observa-se que a mulher de baixa renda apresenta caráter de compra mais utilitário do que o homem.


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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v12n23p343-379


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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