Jogos de negócio um olhar para o uso da estratégia

Valdir Machado Valadão Júnior, Gustavo Prudente Eurides

Resumo


O Jogo de Negócio (JN) é uma estratégia de ensino cujo uso em sala de aula nos cursos associados à gestão vem apresentado crescimento considerável. Reputa-se isto ao fato de suas características irem ao encontro de uma postura de ensino aprendizagem com características de interatividade, dinamicidade, multidisciplinaridade, tangibilidade aos resultados e, ainda, proporcionar experiências associadas às práticas na gestão. Este trabalho aborda o docente considerando sua subjetividade na decisão sobre JN conforme os três perfis de professores sugeridos por Faria e Wellington (2004): os que usam, os que cessaram o uso e os que não usam. O corpus de pesquisa está limitado às contribuições de 22 entrevistados entre professores de cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas. A análise permitiu inferir que: (1) aderir à estratégia de ensino é assumir um compromisso com um planejamento complexo, com a capacitação constante e com a proatividade relacionada ao feedback dos alunos; (2) abandona-la é prática cada vez menos comum, visto que os gestores tendem a recomendá-la e que há cada vez mais softwares disponíveis para disciplinas específicas. São discutidas, ainda, outras contribuições (motivações) dadas pelos entrevistados e que não foram encontradas na literatura especializada. Espera-se contribuir: (1) como incentivo aos docentes quanto à utilização dos JN como estratégia de ensino (2) para consulta pelos gestores quando da sua decisão de aquisição de softwares de simulação. Por fim, destaca-se que o sucesso pedagógico dos JN depende não só das diversas motivações dos docentes, como também do interesse e empenho do discente.

Palavras-chave


Jogos de Negócio. Usuários. Não usuários. Ex-usuários.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v12n24p193-224

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.