Equidade de gênero nas organizações: o trabalho e os desafios da mulher na construção civil

Pablo Marlon Medeiros da Silva, Manoel Pereira Rocha Neto, Lydia Maria Pinto Brito, Laís Karla da Silva Barreto, Fernanda Fernandes Gurgel

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo investigar, à luz da diversidade de gênero, a percepção de profissionais do gênero feminino acerca de sua participação em empresas da construção civil, a fim de perceber quais barreiras esse grupo tem enfrentado no cotidiano do ambiente de trabalho. O estudo se valeu de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturada aplicado a seis profissionais da área operacional de seis empresas da construção civil de uma cidade de médio porte do Nordeste brasileiro, sendo posteriormente submetida à análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o gênero feminino ainda enfrenta grandes desafios na captação, seleção, promoção, igualdade salarial e retenção nas empresas da construção civil. Constatou-se que, dentre as mulheres, as jovens, as menos experientes e as mães são as que mais atravessam obstáculos no mercado de trabalho. Fatores como preconceito, discriminação, locomoção, viagens a serviço da empresa, estado civil, o fato de ter filhos, o medo da reação dos demais empregados com a contratação foram apontados como os grandes desafios para a entrada desse grupo no mercado de trabalho da construção civil. O presente estudo trouxe implicações importantes para a academia, organizações e para a sociedade.


Palavras-chave


Gênero. Diversidade. Organizações.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v12n24p283-305

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.