Aspectos Organizacionais da Internacionalização de Universidades Corporativas Brasileiras

Eliane Moreira Souza, Marisa Severino Alves, Marcio Lopes Pimenta, Luciana Oranges Cezarino

Resumo


Este artigo tem como propósito investigar os principais aspectos organizacionais desenvolvidos pela Universidade Corporativa do Branco do Brasil, em seu processo de internacionalização. Para tal, procede-se uma revisão teórica que explora os principais conceitos de internacionalização e o Cultura Organizacional. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser caracterizada como estudo de caso, de natureza qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas pessoais. Os resultados revelam percepções unânimes entre os desafios enfrentados pela UniBB em relação aos que são apresentados nas teoria. Os resultados mostram esforços no desenvolvimento de soluções em EAD e aspectos organizacionais relevantes na adaptação cultural, motivacional, de idioma e legal. Caberia neste estudo, aprofundar em mais pesquisas relacionadas ao tema, já que a problemática ainda é pouco explorada no Brasil. Evidencia-se que a atuação das Universidades Corporativas tem exercido um papel proativo e integrado, gerando valor na medida em que desenvolve estratégias educacionais alinhadas as estratégias de negócio.


Palavras-chave


Educação Corporativa, Internacionalização, Universidade Corporativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v12n24p345-365


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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