Percepção de estudantes concluintes do curso de Administração sobre planejamento da Carreira: vou estudar maquiagem cinematográfica na Califórnia

Sergio Ricardo Siani, Yeda Cirera Osvaldo, Dalila Alves Corrêa

Resumo


A carreira profissional é um assunto que ganhou maior interesse a partir da revolução industrial, passou por períodos de grande crescimento da atividade   produtiva das empresas, sofreu impactos dos avanços das relações de trabalho e também da desconfiguração do modelo tradicional de sucesso profissional. Trata-se de uma temática de interesse dos pesquisadores dadas as diferentes configurações que a gestão das empresas vem assumindo ao longo do tempo e das transformações dos ciclos econômicos. Nesse cenário, o presente estudo abordou o planejamento da carreira junto a jovens em fase de conclusão do curso universitário. Seu objetivo foi investigar as considerações que este público associa à carreira e como percebem o seu planejamento. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, desenvolvido com 42 estudantes concluintes do curso de Administração de uma instituição de ensino superior privada. Através do uso de entrevistas, questionários e anotações de salas de aula, os dados foram levantados em dois períodos distintos (2015 e 2016). Os principais resultados do estudo mostram que a carreira profissional é função das concepções que os estudantes associam ao trabalho, à seus  projetos de vida, e ao sucesso profissional. Tais aspectos influenciam diretamente o planejamento da carreira.


Palavras-chave


Carreira Profissional, Planejamento de Carreira, Curso de Administração

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v13n26p1-18

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.