A Dinâmica e a Influência das Redes Sociais para o Sucesso Empreendedor
Resumo
Este artigo, resultado de reflexão teórica e de pesquisa empírica, procura investigar como funcionaram e como evoluíram as redes sociais de empreendedores provenientes de camadas de menor renda, que conseguiram, com o tempo, se projetar no mundo empresarial. Ao fazer isso, explora, através de pesquisa de qualitativa comparativa associada aos recursos derivados da sociometria longitudinal, a história de dois empreendedores oriundos de camadas socioeconômicas mais vulneráveis. O referencial teórico ressaltou o processo empreendedor sob duas principais perspectivas. A primeira enfatizou os temas das redes sociais e do embeddedness, nos quais o empreendedor pode ser compreendido como ator condicionado e influenciado pela sua estrutura social. A segunda, por sua vez, destacou uma reflexão sobre as características pessoais, capazes de distinguir o empreendedor bem-sucedido dos demais. Os resultados sinalizam para a relevância e o pioneirismo do estudo. Sugerem ser o desenvolvimento dos empreendedores o resultado de uma combinação positiva entre suas características pessoais - onde se inclui a capacidade de inovação - e as oportunidades presentes nas redes sociais e empresariais, capazes de evoluir com o tempo.
A Dinâmica e a Influência das Redes Sociais para o Sucesso Empreendedor
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DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v13n25p1-19
Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
ISSN Versão Eletrônica 1982-8756
ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)
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por herbal obat epilepsi terlaris (07-05-2018)