Relação entre a Gestão do Conhecimento e a Gestão da Qualidade sob a ótica do modelo GCFQ: análise em uma empresa de TI de Foz do Iguaçu

Hugo Alexandre Souza Ribeiro, Eduardo Moreira

Resumo


Um número crescente de pesquisas tem buscado avaliar, de maneira isolada, a gestão do conhecimento (GC) e a gestão da qualidade (GQ) nos mais diversos segmentos empresariais. Contudo, ainda são raros os estudos que associam tais dimensões como fatores determinantes do desempenho organizacional. Nas empresas de Tecnologia da Informação (TI), a identificação e avaliação desses elementos mostra-se iminente em virtude da necessidade de planejamento adaptativo, flexibilidade e rápida resposta às mudanças, tendo ainda relação direta com a competitividade e sobrevivência. Nesse contexto, sob o enfoque do arquétipo proposto por Batista (2008), o objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a GC e a GQ em uma empresa de TI do município de Foz do Iguaçu, identificando quais as dimensões mais relevantes para o modelo organizacional. Dados levantados por meio de uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa) evidenciaram uma complementaridade entre as ações de GQ e GC; no entanto, revelaram também a necessidade de estratégias mais efetivas relacionadas às práticas de gestão, posto que todos os constructos analisados apresentaram pontuações medianas. 


Palavras-chave


Tecnologia da Informação; Competitividade; Dimensões; Gestão da Qualidade; Gestão do Conhecimento

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v13n26p127-154

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.