Agrupamento de empresas a partir de suas estratégias de precificação e níveis de desempenho: um estudo no setor metalmecânico de Caxias do Sul

Evandro Busata Saciloto, Fabiano Larentis, Gabriel Sperandio Milan, Deonir De Toni

Resumo


Esse estudo verificou a constituição de grupos de empresas a partir de suas estratégias de precificação e níveis de desempenho. Como método de pesquisa, realizou-se uma pesquisa quantitativo-descritiva do tipo survey com os responsáveis pelo processo de precificação de 153 empresas afiliadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS). Para a análise dos resultados, foi empregada a Análise Fatorial, Análise de Variância (ANOVA) e Análise de Cluster. Identificaram-se três grupos de empresas ou clusters, sendo que o Cluster 1 concentra as empresas de menor porte com menor desempenho e os demais Clusters com um desempenho superior. Além disso, os dados sugerem que empresas que pertencem ao Cluster 2 e ao Cluster 3, que conseguiram captar melhor o valor percebido dos clientes e optaram por uma estratégia de preços altos, apresentam um melhor desempenho diante dos seus principais concorrentes.


Palavras-chave


preço; decisões de preço; estratégias de preço; desempenho organizacional

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v13n26p155-193

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.