Modelo de Avaliação de Satisfação dos Agricultores Familiares em Relação ao Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal

Daniel Teotonio do Nascimento, Jerry Adriani Johann, Dirceu Basso

Resumo


As receitas arrecadadas pelo Estado são quase sempre insuficientes para atender todas as demandas da cidadania, portanto, é primordial uma aplicação eficiente dos recursos estatais nas políticas públicas implementadas. Quando se avaliam as políticas públicas toda a sociedade é beneficiada com os resultados, pois em base aos diagnósticos, algumas ações podem ser melhoradas e outras redirecionadas. Este artigo teve como propósito desenvolver um Modelo de Avaliação de Satisfação (MAS) dos agricultores familiares em relação ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). O MAS possui duas finalidades: a) detectar o grau de satisfação dos agricultores familiares em relação à política pública PAA; e b) avaliar o grau de satisfação dos agricultores familiares em relação à gestão das cooperativas ou associações. Em base à literatura e legislações correlatas ao tema, alcançou-se um modelo inovador e abrangente, com grande potencial de aplicabilidade. O modelo pretende contribuir para uma maior efetividade na coleta padronizada de percepções sobre o PAA, posto que o MAS poderá ser aplicado em qualquer região do Brasil, possibilitando ajustes operacionais e socioeconômicos pelos órgãos públicos e cooperativas, melhorando dessa forma a eficiência da política pública e dos processos organizacionais das cooperativas. 


Palavras-chave


Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); Modelo de Avaliação de Satisfação (MAS); Políticas Públicas; Agricultor Familiar; Compra com Doação Simultânea (CDS).

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v14n28p53-92

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.