Intangibilidade em Empresas Inovadoras no Brasil: um estudo com base no Índice Brasil de Inovação

Evandro Luiz Gaffuri, Renato de Bianchi, Juliano Domingues Silva, Deisy Cristina Corrëa Igarashi

Resumo


Com a obrigatoriedade em registrar os ativos intangíveis nas demonstrações financeiras, estudos têm buscado relacionar tal prática com outros fatores, a fim de compreender a influência dos ativos intangíveis na inovação e no desempenho das organizações. Este estudo possui caráter descritivo, qualitativo e quantitativo, estudou 103 empresas do segmento de novo mercado listadas na bolsa de valores pela BM&FBovespa. O objetivo do trabalho consiste em compreender se os ativos intangíveis registrados nas demonstrações financeiras das empresas brasileiras configuram vínculo com a inovação e a lucratividade. Os resultados obtidos reforçaram a constatação de outros artigos de que o grau de intangibilidade não possui relação com o grau de inovação, assim como a intangibilidade de uma empresa não apresenta relação com sua lucratividade. Foi evidenciado que investimentos em pesquisa e desenvolvimento possuem correlação positiva com o lucro líquido e que, investimentos em relacionamento com clientes e fornecedores estão correlacionados positivamente ao patrimônio líquido, todavia sua relação não apresentou significância nos testes de regressão. Desta forma, este estudo contribui para a compreensão da influência dos ativos intangíveis no contexto organizacional, bem como ao utilizar-se da a correlação para identificar essas influências.


Palavras-chave


Inovação, Intangibilidade, Índice Brasil de Inovação

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v13n26p239-258

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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