Gestão Estratégica da Inovação Sustentável: Um Estudo de Caso em Empresas Industriais Brasileiras

Jordana Marques Kneipp, Clandia Maffini Gomes, Roberto Schoproni Bichueti, Liara de Oliveira Müller, Francies Diego Motke

Resumo


A inovação sustentável pode estar relacionada a uma postura estratégica e sistemática das empresas no que se refere aos aspectos econômicos, sociais e ambientais, e não apenas a ações isoladas. A experiência de empresas líderes sugere que a incorporação da inovação sustentável em processos e sistemas é essencial para a obtenção de vantagem competitiva. Para tanto, o objetivo deste estudo consiste em caracterizar as especificidades das empresas industriais brasileiras no que se refere ao perfil, à gestão estratégica da inovação sustentável, ao modelo de negócios e ao desempenho empresarial. O estudo de natureza qualitativa teve como delineamento o estudo de casos múltiplos em quatro empresas brasileiras do setor industrial. Os resultados indicaram que nas empresas brasileiras entrevistadas está presente na concepção da estratégia e os esforços de inovação, tanto em produto como em processo, estão alinhados aos objetivos do desenvolvimento sustentável. 


Palavras-chave


Inovação, Sustentabilidade, Gestão Estratégica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v14n27p131-185

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.