Influência da Governança Corporativa na Evidenciação Voluntária de Informações de Natureza Socioambiental

Sady Mazzioni, Cláudia Mara Cofsevicz, Geovanne Dias De Moura, Francisca Francivânia Rodrigues Ribeiro Macêdo, Silvana Dalmutt Krüger

Resumo


O objetivo do estudo é analisar a influência da governança corporativa na evidenciação voluntária de natureza socioambiental em empresas familiares e não familiares listadas na BM&FBovespa. A pesquisa é natureza descritiva, documental e quantitativa, realizada com uma amostra de 64 empresas que divulgaram o relatório de sustentabilidade no modelo GRI 2014. A evidenciação socioambiental voluntária foi analisada por meio de um constructo composto por 150 indicadores das dimensões econômica, ambiental e social. Como proxy para a governança corporativa foi utilizado o Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGCX) da BM&FBovespa. Os resultados revelaram que a dimensão econômica possui um número superior de informações divulgadas e as empresas não familiares apresentaram média de evidenciação mais elevada. A variável governança corporativa não apresentou significância estatística, diferente do esperado e contrariando constatações de estudos internacionais. Conclui-se que, no Brasil, em razão do mercado de ações ainda estar em desenvolvimento e a maioria das companhias possuir propriedade altamente concentrada, a pressão exercida pelo acionista controlador pode estar reduzindo o impacto positivo das práticas de governança corporativa na evidenciação socioambiental voluntária.


Palavras-chave


Governança Corporativa; Evidenciação voluntária; Socioambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v13n26p311-338

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.