Cultura organizacional e vivências de prazer e sofrimento no trabalho: um estudo com professores de instituições federais de ensino superior.

Vanusa Cristina Dario, Mariane Lemos Lourenço

Resumo


Este trabalho busca analisar como a cultura organizacional se entrelaça às vivências de prazer e sofrimento no trabalho de professores de Instituições Federais de Ensino Superior. Tal problematização foi motivada pela escassez de estudos sobre as relações entre a cultura organizacional e seus elementos, com as vivências de prazer e sofrimento dos trabalhadores. A pesquisa qualitativa se deu por meio de entrevistas com 20 docentes de duas Instituições Federais de Ensino Superior. Os dados obtidos revelam que as vivências de prazer destes docentes, estão relacionadas com a própria atividade da docência, e o relacionamento com os alunos. Já as vivências de sofrimento no trabalho estão relacionadas, também com os alunos, mas principalmente ao relacionamento conflituoso entre pares e chefias. Observou-se ainda o impacto da atividade docente nas esferas familiar e social, e o impacto na saúde dos docentes. O contexto organizacional, e a gestão das instituições também foram apontados como fontes de sofrimento no trabalho. Espera-se com este estudo contribuir para o entendimento das vivências de prazer e sofrimento no trabalho, ao fornecer dados que propiciem a melhoria das práticas organizacionais e de gestão de pessoas dentro das organizações.


Palavras-chave


Cultura organizacional. Psicodinâmica do trabalho. Prazer e sofrimento no trabalho. Adoecimento no trabalho.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v14n27p345-395

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.