Plano de Logística Sustentável – PLS: Um estudo comparativo em Universidades Federais da Região Metropolitana de São Paulo

Raquel da Silva Pereira, Gebel Eduardo Mendonça Barbosa

Resumo


Desde a Convenção Internacional Rio+20 (2012), o Brasil avançou em termos de desenvolvimento sustentável, publicando o Decreto Federal n° 7.746/2012, que determina a implementação de um Plano de Logística Sustentável (PLS) em órgãos públicos federais. Nesse contexto enquadram-se as Universidades Federais. Assim, nesta pesquisa objetivou-se analisar e comparar os PLS de Universidades Federais na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP): da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), evidenciando semelhanças e diferenças entre eles. Utilizou-se, estudo de cunho qualitativo e exploratório, com pesquisa documental, consubstanciada por entrevistas com pessoasdiretamente envolvidas na elaboração dosrespectivosplanos. Os dados foram analisados sob a ótica da análise de conteúdo. Os resultados permitem concluir que, apesar de a base normativa ser única quanto ao direcionamento construtivo do PLS, os referidos Institutos de Ensino Superior - IES adotaram formas distintas na orientação, estruturação e composição de esforços para a consecução do referido Plano. 


Palavras-chave


Desenvolvimento sustentável; Gestão ambiental; Plano de logística sustentável; Universidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v14n28p3-28

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.