Estratégias Organizacionais de Sustentabilidade e o Contexto Institucional: implicações a partir do discurso da mídia de negócios

Vanessa Maes, Edson Ronaldo Guarido Filho, Mayla Cristina Costa

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a ressonância social e a legitimidade de estratégias organizacionais de sustentabilidade manifestadas no discurso da mídia de negócios. A pesquisa foi realizada com base em textos produzidos na mídia de negócios por meio da Revista Exame entre 1992 e 2013. A partir de análise exploratória, foram criadas proposições e foram encontrados quatro frames que traduzem as estratégias de sustentabilidade: (i) responsabilidade social das organizações; (ii) resultante do impacto ao meio ambiente e de pressões ambientais; (iii) estratégias de marketing; (iv) práticas de ecoeficiência. Como resultado da pesquisa, argumenta-se que os discursos da mídia de negócios participam do processo de construção das bases institucionais das estratégias organizacionais de sustentabilidade, promovendo a difusão de ideias consideradas socialmente aceitas e auferindo legitimidade às ações organizacionais.


Palavras-chave


estratégias de sustentabilidade, mídia de negócios, legitimidade organizacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v14n28p93-121


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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