Estratégias Organizacionais de Sustentabilidade e o Contexto Institucional: implicações a partir do discurso da mídia de negócios
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a ressonância social e a legitimidade de estratégias organizacionais de sustentabilidade manifestadas no discurso da mídia de negócios. A pesquisa foi realizada com base em textos produzidos na mídia de negócios por meio da Revista Exame entre 1992 e 2013. A partir de análise exploratória, foram criadas proposições e foram encontrados quatro frames que traduzem as estratégias de sustentabilidade: (i) responsabilidade social das organizações; (ii) resultante do impacto ao meio ambiente e de pressões ambientais; (iii) estratégias de marketing; (iv) práticas de ecoeficiência. Como resultado da pesquisa, argumenta-se que os discursos da mídia de negócios participam do processo de construção das bases institucionais das estratégias organizacionais de sustentabilidade, promovendo a difusão de ideias consideradas socialmente aceitas e auferindo legitimidade às ações organizacionais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v14n28p93-121
Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
ISSN Versão Eletrônica 1982-8756
ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários sobre o artigo
por HILMAN AWALUDIN (24-08-2018)
por Danilo Carvalho (29-08-2018)
por Danilo Carvalho (10-09-2018)
por Danilo Carvalho (03-10-2018)