A Reputação do Departamento de Marketing nas Instituições Comunitárias de Ensino Superior Brasileiras e sua Influência na Orientação para o Mercado.

Renato Laurentino Silva, Alexandre Luzzi Las Casas

Resumo


Diversos estudos nacionais e internacionais têm investigado e demonstrado a importância do marketing nas instituições de ensino superior. Todavia, alguns estudos internacionais demonstram que os Departamentos de Marketing (DM) das organizações têm perdido influência ao longo dos tempos. Assim, este artigo buscou averiguar a reputação do Departamento de Marketing nas Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), assim como se esta reputação influencia na orientação ao mercado dessas instituições. A pesquisa foi do tipo quantitativa-descritiva, via questionário estruturado enviado eletronicamente. Os resultados demonstraram que o DM está começando a ter uma atuação mais estratégica do que operacional na gestão das ICES. Isso é influenciado, principalmente, pelo grau de conhecimento de marketing que o Reitor/Mantenedor. Através de uma adaptação da escala MARKOR e verificou-se que a orientação ao mercado das ICES estão no ponto médio da escala. O modelo estatístico demonstrou que a reputação do DM influencia positivamente na orientação de mercado e que também pode trazer muitos benefícios para as ICES. Por fim, verificou-se que o apoio da alta gestão é fundamental para que o DM tenha uma atuação mais colaborativa e eficaz na organização.

Palavras-chave


Marketing Educacional; Orientação ao Mercado; Departamento de Marketing

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v14n27p305-343

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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