Grátis não é o suficiente: estudo da adoção individual da telefonia pela internet

Alexandre Cappellozza, Otávio Próspero Sanchez

Resumo


Estudos têm demonstrado a existência de diversos fatores de influência da adoção de Tecnologias da Informação. Para a operacionalização de uma análise de adoção de tecnologia que englobe múltiplas interações de influências, optou-se pela contextualização do estudo com foco na telefonia pela Internet, pois quando comparada com outras tecnologias de comunicação, a gratuidade de ligações é um dos principais benefícios, aliada a outros recursos. A pesquisa fundamenta-se em uma abordagem quantitativa, onde os dados foram obtidos com a participação de 313 usuários de telefonia pela Internet. Realizou-se análise de equações estruturais para confirmar relações entre os fatores. Os resultados indicam que o hábito influencia mais o uso gratuito desta tecnologia do que a percepção dos benefícios do uso em si, apesar da ausência de custos das ligações ser um dos principais incentivos à adoção da tecnologia. Evidencia-se que a rede de contatos do usuário é o principal responsável pela formação do hábito de uso das tecnologias de comunicação. A disponibilidade também se mostrou um fator à formação do hábito. Sob o ponto de vista dos interessados em promover o uso de tecnologias inovadoras de comunicação, este estudo contribui na exposição de fatores que promove a adoção destes sistemas.


Palavras-chave


Tecnologia. Adoção. Internet.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v14n28p123-143


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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