Criação de valor compartilhado na educação superior em saúde

Haroldo de Sá Medeiros, Abílio Peixoto Diógenes, Luciana Barroso de Arruda Studart, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte

Resumo


O objetivo deste artigo é avaliar comparativamente a criação e compartilhamento de valor das Instituições de Ensino Superior (IES), por meio dos atendimentos na área de saúde, considerando suas naturezas pública e privada. Foram realizados dois estudos de caso mediante o uso de procedimentos qualitativos. No primeiro nível de Criação de Valor Compartilhado (CSV), reavaliação de produtos e serviços, apenas a etapa de identificação das questões alvo foi atendida plenamente pelas duas IES. Os resultados do segundo nível possuem avaliações mais homogêneas entre as IES quando comparados aos outros níveis. Enquanto o suporte ao desenvolvimento de clusters locais, terceiro nível, compreende o apoio dado ao fomento do empreendedorismo local e estímulo ao desenvolvimento da economia local por meio de um mercado justo. Os resultados mostram a universidade privada atendendo aos níveis e etapas de CSV, enquanto a universidade pública não se fundamenta sequer nos conceitos de Responsabilidade Social Corporativa. A liberdade do gerenciamento privado se mostrou veiculadora de criação e compartilhamento de valor.

Palavras-chave


Criação de valor compartilhado; Instituições de Ensino Superior; Saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v15n29p249-278


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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