Alinhamento entre Formulação e Implementação da Estratégia em Instituições de Ensino Superior no Brasil

Daiane Aparecida de Melo Heinzen, Sidnei Vieira Marinho

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo propor um modelo para alinhar a formulação e implementação da estratégia em Instituições de Ensino Superior (IES) por meio da pesquisa quali-quantitativa e survey aplicado com especialistas do Brasil e do exterior. Para construção do modelo foi utilizado o Método de Cenário como ‘input’ e considerados os principais elementos que possibilitam a formulação e implementação da estratégia. Por fim, foi apresentada uma extensão do modelo a partir da contribuição dos especialistas, a fim de ilustrar como os ‘fatores externos’ podem influenciar os ‘fatores internos’ do modelo proposto. Diante disso, essa pesquisa contribuiu para o conhecimento do processo de formulação e implementação da estratégia a partir da proposição do modelo, o qual avança e contribui com o estado da arte existente, constituindo um instrumento relevante para a gestão estratégica das IES.


Palavras-chave


Formulação da Estratégia; Implementação da Estratégia; Alinhamento Estratégico; FTA; Instituição de Ensino Superior.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v15n29p279-322

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Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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