Uma análise qualitativa do atendimento à população em situação de rua na cidade de Varginha/MG a partir da perspectiva de gestores: um estudo sobre o Centro Pop

Ana Clara da Costa Lima Silva, Bruno Eduardo Freitas Honorato

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar o atendimento à população em situação de rua da cidade de Varginha/MG a partir da perspectiva de gestores da rede pública ligados a essa população. A análise, de natureza qualitativa, foi realizada a partir de categorias construídas a posteriori. Na coleta de dados foram realizadas análise documental e entrevistas semi-estruturadas com quatro gestores envolvidos diretamente com a política pública de atendimento à população em situação de rua de Varginha/MG – em especial tratando do principal equipamento de atendimento essa população na cidade: o Centro Pop de Varginha/MG. Os principais resultados i) reforçam a necessidade de revisão do caráter eminentemente quantitativo e formal da avaliação da política no município e ii) apontam para várias inconsistências operacionais em relação às instruções dos manuais sobre o Serviço Especializado em Abordagem Social e o manual de Orientações Técnicas sobre o Centro Pop.


Palavras-chave


Avaliação de políticas públicas; população em situação de rua; Centro Pop; políticas públicas; políticas sociais.

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DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v17n33p331-360

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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