Influência do país de origem e a relação entre imagem de preço, valor percebido e intenção de recompra de vinhos finos

Fernanda Rizzon, Ana Paula Graciola, Deonir De Toni, Gabriel Sperandio Milan

Resumo


Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre a imagem de preço e o valor percebido e os impactos do valor percebido sobre a intenção de recompra de vinhos finos, nacionais e importados. As hipóteses, a partir do framework teórico proposto, foram testadas através de uma survey, com amostra final de 259 consumidores de vinhos finos. Os resultados encontrados mostram que a imagem de preço apresenta impacto sobre o valor percebido, assim como, o valor percebido afeta a intenção de recompra. As principais contribuições teóricas deste estudo se referem a abordagem da imagem de preço e do valor percebido como antecedentes da intenção de recompra e do efeito país de origem como moderador dessas relações. Como contribuições práticas, este estudo amplia o conhecimento aos gestores para melhorar suas estratégias de precificação, compreender a percepção dos consumidores com relação ao valor percebido e a intenção de recompra e, assim, conduzir as empresas a melhores práticas gerenciais.

Palavras-chave


Imagem de Preço; Valor Percebido; Intenção de Recompra; Vinho Fino Nacional; Vinho Fino Importado

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DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v16n31p127-149

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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