Estratégias para o setor vitivinícola brasileiro, em contexto global: desenvolvimentos de gestão no Rio Grande do Sul e no Vale do São Francisco.

Pedro Jorge Pereira Ramalho, António João Coelho de Sousa, José Lincoln Pinheiro Araújo

Resumo


Os objetivos deste artigo são: Identificar as estruturas existentes e as estratégias em curso nas empresas vitivinícolas do Rio Grande do Sul e do polo emergente do Vale do São Francisco; Identificar e discutir os tipos de reflexões e ações estratégicas que norteiam as decisões nessas empresas; Identificar os impactos ambientais internos e externos nas performances econômicas das empresas; e Formular propostas estratégicas renovadas para uma maior competitividade empresarial. A metodologia utilizada centrou-se numa Grelha Integrada de Reflexão Estratégica para o Brasil (GIRE-br), que inclui um diagnóstico interno e um estudo sistêmico, designado C-A-D, pela articulação das três dimensões que envolve: Contexto, Abordagem estratégica e Desempenho; sendo ancorado em análises quantitativas e qualitativas. Foram ainda utilizados o Octógono Estratégico (OE) e a Matriz de Desenvolvimento Empresarial e Operacional Dinâmico (MADED), desenvolvidos originalmente para esta investigação. Os principais resultados identificaram três tipos de abordagens estratégicas de perfis diferenciados, um “contra modelo brasileiro” vitivinícola, descompasso entre estratégias e estruturas, baixa atratividade do setor, níveis incipientes de internacionalização, ambição estratégica conservadora, informalidade organizacional marcante e indefinição estratégica.

 

 

 


Palavras-chave


estratégia; vitivinicultura; vinhos; global; Brasil

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v17n33p23-72

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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