Comportamento de Consumo Ambientalmente Responsável de Futuros Formadores de Opinião da Capital Paranaense

Jaqueline de Paula Heimann, Gabriel de Mello Freire, Gustavo Silva Oliveira, Gabriel a Araujo de Alvarenga, João Carlos Garzel Leodoro da Silva, Pedro Afonso Steiner Neto

Resumo


Este estudo teve como objetivo verificar o nível de consciência ambiental dos futuros formadores de opinião da Universidade Federal do Paraná no momento de consumo.  Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário aplicado a 180 estudantes de uma IFES. Após análise inicial para testar a multicolinearidade e existência de outliers múltiplos, as variáveis foram submetidas a Análise Fatorial Exploratória. Pelo critério de Kaiser, combinado com a análise do diagrama de sedimentação (scree plot) as variáveis foram agrupadas em 4 fatores, submetidos à análise de confiabilidade pelo cálculo do Alpha de Cronbach. Todos os fatores apresentaram índices adequados para um estudo experimental. O resultado apresenta escala robusta para a mensuração do comportamento desejado, identificando diferenças relevantes de resultados entre os fatores, sugerindo a existência de comportamentos diferenciados para situações específicas.


Palavras-chave


Análise fatorial; Sustentabilidade; Comportamento do Consumidor; Comportamento de compras.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v17n33p251-273

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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