Comentários do leitor

Essencial

por Gabriel Cavalcanti (31-07-2018)


Com a possibilidade de personalizar a produção de medicamentos, setor de manipulação brasileiro vem crescendo consideravelmente a cada ano. Há uma grande variedade de coliformes totais e fecais existentes. Porém, os de principal importância para a pureza das águas dentro desta empresa, são a Escherichia Coli, principal representante dos coliformes fecais, e Salmonella, também representante do grupo coliforme, sendo raramente encontrada nas amostras das águas coletadas.

A busca pela atenção farmacêutica dentro de um hospital passa sem sombra de dúvida pela forma de distribuição de medicamentos que um hospital instala, por isso que é importante sistema de distribuição de medicamentos em uma unidade hospitalar. Um sistema de distribuição de medicamentos eficaz garante uma maior qualidade no atendimento ao paciente, fazendo com que mesmo receba medicamento na dose e na hora certa. A escolha de um ou de outro sistema de distribuição depende de vários fatores que podem aumentar ou diminuir a eficácia do sistema de distribuição de medicamentos em um hospital. Esse trabalho relata os sistemas de distribuição existente, em área hospitalar descrevendo as características de cada um, bem como suas vantagens e desvantagens. Mostramos ênfase na importância da distribuição de medicamentos, pelo sistema de dose unitária, como também a importância de prestar um serviço de qualidade ao paciente e aos profissionais que utilizam os sistemas de distribuição de medicamentos.

Todo controle de qualidade da água é responsabilidade do profissional treinado pela coleta juntamente com a equipe do laboratório de análises físico-químicas e microbiológicas da Urbano Agroindustrial. A água pode conter, em decorrência de contaminações, componentes diversos que comprometem seu grau de pureza. Para a avaliação das características da água utilizam-se parâmetros de qualidade.

As leis criadas no Brasil são de cunho autoprotetoras, não se rouba, quando se é agente público; prevarica-se, desvia-se, dilapida-se, subtrai-se, em fim, não se rouba. Quando se é povo e pega algo que não nos pertence, se é:- Ladrão, assaltante, bandido, falsificador, escroque.

Os sintomas do diabetes tipo 1 são a poliúria e a polidipsia que ocorre devido a perda de líquidos junto com a diurese osmótica, a polifagia devido estado catabolico induzido pela deficiência farmacia de manipulação online guarulhos insulina e clivagem de proteínas e lipídios. Outros sintomas incluem a fadiga e fraqueza, alterações visuais súbitas, formigamento ou dormência nas mãos ou pés, pele seca, leões cutâneas ou feridas que exibem cicatrização lenta e infecções recorrentes, perda súbita de peso ou náuseas, vômitos ou dores abdominais (SMELTZER; BARE, 2005).

A obesidade já é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde pública e vem aumentando sua prevalência em taxas alarmantes no mundo todo, a ponto de ser considerada como uma epidemia global. Na Europa e nos Estados Unidos a prevalência da obesidade aumentou consideravelmente (OMS, 2004).

Uma farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde onde fórmulas são manipuladas e preparadas de forma personalizada para cada cliente, seguindo receitas prescritas por profissionais da área da saúde. No ambiente hospitalar ao admitir um paciente com suspeita de diabetes é realizado histórico de enfermagem, os dados contidos neste histórico dependem do agravamento e permanência do desequilíbrio metabólico, da duração do processo diabético e da conseqüência no funcionamento de outro órgão, geralmente neste relatório contém perguntas em relação a atividade e repouso, circulação, integridade do ego, eliminação, alimentação e ingesta de líquidos, resposta neurossensorial, dor ou desconforto, respiração, segurança, sexualidade, ensino e aprendizagem (DOENGES; MOORHOUSE; GEISSLER, 2003).

A BioPhormula é referência regional em medicamentos manipulados e em famacologia estética. Também no processo de parboilização, há a etapa de encharcamento do arroz, onde ocorre a submersão dos grãos com casca em água potável aquecida durante 4 horas, alcançando uma temperatura de 60°C, suficiente para causar a inativação dos coliformes totais.

Segundo Smeltzer e Bare (2004) relatam que ocorrem complicações nos sistemas como macrovascular (alterações nos vasos sanguínea de médios e grossos calibres, paredes dos vasos aterosclerose entre outras), microvasculares e retinopatia diabética (retinopatia que é a deterioração de pequenos vasos que nutrem a retina outras alterações que pode ocorrer como catarata, alterações do cristalino, paralisia do músculo extra-ocular e glaucoma). A nefropatia é uma patologia secundária as alterações microvasculares diabéticas no rim, sendo uma complicação mais comum do diabetes.

Compreender este processo de informações, que envolve os recursos disponíveis e aplicá-los de forma racionalizada, estando atento para as condições econômicas vigentes no país faz do farmacêutico um profissional insubstituível e privilegiado no que tange a medicação. Aplicar estes recursos de maneira correta nos sistemas de distribuição é tarefa do farmacêutico que será responsável pelo sucesso da implantação do sistema.