Comentários do leitor

Receituário Farmácia De Manipulação

por Gabriel Cavalcanti (30-10-2018)


Desde 1960 profissional farmacêutico passou a desempenhar um papel importante para a terapia farmacológica junto ao paciente, nascia então à chamada farmácia clínica, que propôs empregar os serviços farmacêuticos diretamente ao paciente, conscientizando que esses serviços não seriam somente de dispensar e orientar paciente, mas sim de propor possíveis intervenções farmacoterapêuticas, visando melhorias na qualidade de vida dos pacientes (LIMA DA SILVA, 2005).

Como se obteve contaminação da amostra realizada no dia 16, resultado este visto somente dia 17 após 24 horas de encubação, como ação corretiva, foi realizada a desinfecção no local contaminado para posterior recoleta. Foi efetuada a limpeza e posterior higienização com cloro como processo de desinfecção, etapa esta efetuada seguindo Procedimento Padrão de Higiene Operacional da Potabilidade da Água, onde monitoramento dos parâmetros controlados são verificados e documentados. Esta atividade foi realizada ainda no dia 17, como preconiza a legislação. Então, no dia 18 sucedeu-se a recoleta da amostra da caixa de concreto.

• Promoção válida somente para medicamentos manipulados, não estão incluidos os produtos industrializados. As diferenças das plantas medicinais quando usadas corretamente só difere do tratamento tradicional , quando bem escolhida e usada corretamente , só difere do medicamento industrial feito com a substancia isolada ( principio ativo), apenas pela embalagem e pelas substâncias corantes, aromatizantes, flavovizantes, encorpantes e conservantes que acompanham principio ativo neste tipo de medicamento.

Ainda de acordo com os autores acima citados, as insulinas de curta duração (regulares), têm um inicio de 30 minutos à1 hora, máximo de 2 à 3 horas e duração de 4 à 6 horas. Caracteriza-se por ser de cor clara e administrada em 20 a 30 minutos anteriormente as refeições. Alguns exemplos de insula de curta duração são: Humulin R, Iletin Regular e Novolin R. As insulinas de ação intermediaria ( NPH ? protamina neutra de Hagedorn), ou insulinas lentas, têm um inicio de 3 à 4 horas, máximo de 4 à 12 horas e duração de 16 à 20 horas. As NPH se caracterizam por serem brancas e turvas, não sendo indicada sua aplicação meia hora antes das refeições, quando tomadas isoladamente. É indicado que paciente realize a ingesta de algum alimento próximo do horário de início e pico máximo dessas insulinas. Alguns exemplos de insulinas NPH: Humulin N e Novolin N.

Segundo Roberto Boorhem, quem quiser adquirir plantas medicinais, sob qualquer forma, deve procurá-la em farmácias de manipulação. "Procure farmácias idôneas, conhecidas, pois as plantas têm prazo de validade e se estiverem contaminadas por fungos podem ser extremamente perigosas, principalmente para portador do vírus da Aids".

A obesidade já é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde pública e vem aumentando sua prevalência em taxas alarmantes no mundo todo, a ponto de ser considerada como uma epidemia global. Na Europa e nos Estados Unidos a prevalência da obesidade aumentou consideravelmente (OMS, 2004).

Com a possibilidade de personalizar a produção de medicamentos, setor de farmacia manipulação brasileiro vem crescendo consideravelmente a cada ano. Durante ensino deve mostrar como se mede a glicemia capilar e deixar que paciente realize procedimento de forma correta, a auto- monitorizarão da glicose sanguínea quatro ou mais vezes ao dia permite a flexibilidade no auto cuidado e promove um controle mais firme dos níveis séricos (DOENGES; MOORHOUSE; GEISSLER, 2003).

d) A separação do serviço médico do serviço de Odontologia. A criação de Centro por Zona e por abrangência a fim de permitir realmente que, realize-se atendimento odontológico de forma correta e necessária, como cidadão que trabalha merece. Além de baixar custo real do serviço prestado, e dá qualidade a serviço oferecido.

A introdução de um medicamento novo, no mercado, é um processo trabalhoso, caro e sofisticado. Após a síntese química ou isolamento do fármaco, este deve ser caracterizado (determinação estrutural: espectroscopia de infravermelho, ressonância magnética nuclear, espectrometria de massas; propriedades físicas: ponto de fusão, rotação específica, solubilidade; propriedades químicas: possíveis reações com outras substâncias, que venham a interagir, caso sejam utilizadas em uma terapia multimedicamentosa; outros).

Também a rastreabilidade do processo de fabricação dos medicamentos é uma exigência da Anvisa. "Com isso é possível mostrar que exatamente foi feito durante a fabricação do remédio. As regras são rígidas e é preciso segui-las para continuar no mercado", avalia a farmacêutica Tânia. A profissional também é a responsável técnica pelos medicamentos produzidos em sua farmácia, ou seja, responde legalmente por tudo que acontece no local, independentemente de ter feito ou não a manipulação. "Os processos de produção precisam garantir a segurança em relação à falha humana e não deixar profissional e cliente vulneráveis. Para tudo existe checagem e procedimento é seguro", reforça.