Comentários do leitor

Muito bom

por MilenaSalgueiro Andrade (05-08-2018)


Quais São As 5 Causas Do Cansaço PersistenteClínica Caetano Marchesini

Uma alimentação saudável não basta para ser saudável e energizado. vencendo o cansaço é um dos sintomas mais comuns da ansiedade, uma sensação de mal-estar psíquico caracterizada pelo receio de um perigo real ou imaginário. Geralmente, surgem outros sintomas como a irritabilidade, as dificuldades de concentração, a tensão muscular e as alterações de sono.

Neste texto, nós vamos abordar as principais causas de cansaço prolongado. Os sintomas da SFC são semelhantes aos de gripe ou de outras infecções virais comuns e incluem dores musculares, dor de cabeça e cansaço extremo. No entanto, os sintomas da SFC duram seis meses ou mais.

É preciso fazer uma distinção ligada à duração dos momentos de cansaço. Falamos de uma fadiga crônica quando os sintomas apresentam uma duração de mais de seis meses. As fadigas que se sente após uma infecção (um resfriado ou gripe, por exemplo) ou ligadas a intervenções cirúrgicas ou médicas devem ser descartadas pois, teoricamente, elas não devem passar de 4 a 5 meses. Podemos também distinguir as fadigas devidas a um esforço particular, uma carga de trabalho não habitual ou temporário. Ou, de maneira ainda mais prosaica, se você acaba de fazer uma meia maratona, é normal que seu corpo esteja fatigado e que ele necessite de um pouco mais de tempo para se recuperar.

Dr.ª Liliana D'Almeida Galrão - A fibromialgia é definida como uma condição dolorosa não inflamatória e crônica, não provoca deformidades nas articulações, mas ataca 18 pontos específicos do corpo, que se encontram no tecido mole da nuca, ombros, esterno, região lombar, quadris, canelas, cotovelos e joelhos, conforme vemos na imagem abaixo. A dor espalha-se a partir dessas áreas e é física, é real, faz com que a pessoa sofra e sinta incômodos. Ainda não sabemos dizer com exatidão quais são os fatores responsáveis pelo surgimento do problema. Porém existem algumas possíveis causas que ajudam a desencadear a doença, como fatores ambientais, a qualidade de vida do paciente, quadros infecciosos e, principalmente, estresse e problemas emocionais.

- Criar uma rotina de horários de levantar e deitar auxilia a manter equilíbrio do seu sono, ou seja, se você acordar às 8 da manhã tente dormir antes da meia-noite, pois seu corpo acostumará com uma rotina de sono. Evite a prática dos cinco minutinhos a mais”, pois isso indica que você não recuperou totalmente sua energia.

Por isso, cuidado também para não se sobrecarregar com atividades demais ou com muitas tarefas ao mesmo tempo. Dedicar-se àquilo que realmente importa é fundamental para conseguir conciliar todas as áreas da vida, sem que a sua energia caia drasticamente.

Ora um canal repleto de oportunidades que pode facilitar as tarefas diárias ali na palma da mão, ora mais um meio para nos prender a atenção e trazer ainda mais cansaço. Quando a tecnologia começa a ocupar um espaço excessivo na rotina, ao contrário de otimizar atividades, se torna mais um motivo de estresse, fadiga e ansiedade.

Além de causar um cansaço excessivo e constante, os transtornos do sono podem aumentar risco de doenças cardiovasculares como arritmias e hipertensão arterial, obesidade, alterações do crescimento, epilepsia, AVC ("derrame"), déficit de atenção, refluxo gastroesofágico, depressão, ansiedade, entre outros problemas de saúde.

Por outro lado, há alturas do ano em que cansaço é mais frequente, em que os limiares de resistência estão mais em baixo: geralmente coincidem com início do ano lectivo ou de qualquer actividade e com seu final. No Outono e lá para a altura do Verão, no início do treino e no momento em que é preciso marcar "aquele" golo, etc, etc.

A depressão é uma doença séria e, infelizmente, cada vez mais comum. Entre os diversos sintomas que depressivo apresenta está a falta de energia e ânimo para fazer as atividades cotidianas. É preciso entender que não basta ter força de vontade para sair desse quadro e que acompanhamento médico e terapêutico é muito importante.

cansaço excessivo geralmente indica falta de tempo para descansar, mas também pode ser um sinal de algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Normalmente, nos casos de doença a pessoa sente-se cansada e sem forças, mesmo após ter uma noite de descanso.

Na verdade, às vezes nos esquecemos de que a tristeza não é um transtorno, que tristeza e depressão não são a mesma coisa. Desde que essa emoção não permaneça por muito tempo e não interfira de maneira contínua no nosso estilo de vida, traz uma boa oportunidade, por mais paradoxo que pareça, de progredir para crescer como pessoa.