Páginas de Filosofia

Páginas de Filosofia é uma revista on-line editada semestralmente pelo Curso de Filosofia da Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo. Está aberta a colaborações acadêmicas sob a forma de artigos, traduções, resenhas e notícias referentes ao campo da Filosofia. Os artigos recebidos são encaminhados ao Conselho Editorial e submetidos a apreciação de avaliadores (sistema peer review). Os autores, além de adotar as normas editoriais estabelecidas, responsabilizam-se pelos conceitos emitidos em seus trabalhos.

 

Notícias

 

Chamada de artigos 2014 (Vol. 6 No. 1)

 

“Perspectivas do Pensamento de Libertação no Brasil”

 

A partir da implantação das ditaduras militares na América Latina surgem pensamentos de resistência e luta contra esta opressão. O pensamento de Libertação perpassou os campos da teologia, pedagogia, sociologia, psicologia e filosofia, dentre outros.

A filosofia continuou como produção de conhecimento denunciando opressões culturais, sociais e político-econômicas, mostrando caminhos de libertação a partir de uma produção filosófica geograficamente localizada e hoje a filosofia da libertação é um campo de conhecimento mundialmente conhecido.
 
Publicado: 2013-08-19 Mais...
 
Mais Notícias...

Vol. 5, No 1 (2013): Páginas de Filosofia

Sumário

Artigos

Leitura fenomenológica e hermenêutica ricoeuriana sobre a liberdade de consciência no homem interior em Santo Agostinho PDF
Suelma Moraes 1-16
Deus em Sartre: má-fé e aspiração PDF
Siloe Cristina Nascimento Erculino 17-44
A crise da razão: algumas críticas de Hegel aos limites da razão de Kant PDF
Donarte Nunes dos Santos Júnior 45-55
A questão do retorno da religião na obra de G. Vattimo PDF
Cleber Araújo Souto Baleeiro 57-72
O surgimento moderno da Liberdade Religiosa - Uma perspectiva política PDF
Jonathan Hernandes Marcantonio 73-82
Religião como supraestrutura e como infraestrutura: como fica a liberdade de religião? PDF
Hugo Allan Matos 83-100


ISSN: 2175-7747