Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Páginas de Filosofia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista Páginas de Filosofia é uma publicação de caráter não-temático, respeitando-se os amplos limites do campo de estudos filosóficos, voltada à publicação de produção acadêmica relevante, produzida por doutores, mestres ou pesquisadores de notório saber. Recebe para publicação, em regime de fluxo contínuo, artigos, resenhas, traduções e notícias.

Todos os artigos, traduções, resenhas e notícias, serão submetidos a parecerista anônimo (sistema peer review) que julgará a adequação do artigo à revista e poderá sugerir ao autor a revisão do texto original. A decisão sobre a publicação dos artigos cabe ao Conselho Editorial.

Os artigos deverão ter no máximo 25 páginas (aproximadamente 52 mil caracteres, contando espaços em branco e notas de rodapé), ser acompanhados de um resumo de no máximo 10 linhas (aproximadamente 700 caracteres) e uma relação de no máximo cinco palavras-chave para fins de indexação bibliográfica.

As resenhas devem focalizar, critica e não descritivamente, obras relevantes para o campo da filosofia, publicadas no Brasil nos últimos doze meses ou no exterior nos últimos 24 meses. Deverão ter no máximo dez páginas (aproximadamente 21 mil caracteres).

As traduções poderão ser de textos clássicos da Filosofia ainda não publicados em português ou que mereçam uma nova tradução ou, ainda, de contribuições recentes e relevantes no campo da Filosofia, originais ou publicados em revista internacional há menos de doze meses. Deverão ter no máximo 25 páginas (aproximadamente 52 mil caracteres, contando espaços em branco e notas de rodapé) as traduções de artigos recentemente publicados deverão ser acompanhados de um resumo em português de no máximo 10 linhas (aproximadamente 700 caracteres) e uma relação de, no máximo, cinco palavras-chave para fins de indexação bibliográfica, além da autorização por escrito dos detentores dos direitos autorais permitindo a publicação da tradução.

As notícias deverão ter no máximo três páginas (aproximadamente 6.300 caracteres) e referir-se a congressos, simpósios ou eventos do campo da Filosofia que tenham ocorrido menos de seis meses antes.

A avaliação dos textos enviados levará em consideração os seguintes pontos:

  1. A revista publica artigos originais e outros tipos de contribuições relevantes em todos os campos de estudos da Filosofia.
  2. Os autores declaram-se como tais, declaram a cessão dos direitos autorais e declaram a originalidade dos manuscritos, que não serão simultaneamente submetidos total ou parcialmente a publicação por outros veículos.
  3. Os fatos, opiniões e conceitos expressos nos textos, bem como a exatidão das referências citadas são de exclusiva responsabilidade dos autores.
  4. Poderão ser publicados textos em Português, Espanhol, Francês ou Inglês.
  5. Os artigos, resenhas bibliográficas traduções e notícias deverão ser encaminhados por meio da página da revista na internet, acessível a partir dewww.metodista.br/períodicos, em arquivo formato MS Word ou compatível, com texto digitado em fonteTimes New Roman, corpo 12, espaçamento duplo, com alinhamento justificado. As páginas deverão ter formato A4, com 2,5 cm de espaço em todas as margens.
  6. Serão avaliados, além dos aspectos formais, os seguintes itens:
  • Relevância do assunto tratado
  • Adequação do título ao conteúdo
  • Pertinência e suficiência da abordagem
  • Sustentabilidade das interpretações e conclusões
  • Pertinência e suficiência dos diversos assuntos presentes no texto
  • Adequação das referências
  • Satisfatoriedade da organização e estrutura do texto
  • Caráter não preconceituoso e não difamador do conteúdo e linguagem
  • Observância às regras atualizadas da ABNT
  • Observância às orientações que visam ASSEGURAR UMA AVALIAÇÃO PELOS PARES CEGA, disponíveis nesta página.
Se necessário, há um Manual de citações e um Manual de referências, acessíveis no site da Biblioteca da Universidade Metodista de São Paulo (clique aqui), que podem auxiliar os autores na formatação de seus textos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o presente texto é de minha autoria, original, e não está sendo, completa ou parcialmente, submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional. Declaro, ainda, que a publicação em outros veículos, que só poderá ocorrer posteriormente à publicação na Revista Páginas de Filosofia, fará necessariamente referência à publicação original.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.