Psicologia, educação e a sociedade contemporânea: reflexões sob a perspectiva da Psicologia sócio-histórica

Vera Lúcia Trevisan de Souza, Ana Paula Petroni, Maria Eufrásia de Faria Bremberger

Resumo


As mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea influenciam diretamente as práticas desenvolvidas na escola, as relações estabelecidas entre os agentes desse contexto e o desenvolvimento desses sujeitos. A questão que perpassa nossos estudos na área da Psicologia é: que papel teria a Psicologia neste contexto educativo diante de tantas transformações, dos sujeitos e da sociedade? Quais contribuições a Psicologia poderia dar ao complexo processo de educar? Tomando por base a Psicologia sócio-histórica, sobretudo as idéias de Lev Semminovich Vigotski e Henri Wallon, este artigo visa refletir sobre o desenvolvimento humano, a contribuição da escola e da educação para a promoção do desenvolvimento, buscando identificar quais as contribuições da Psicologia às práticas educativas que se empreendem nos diversos contextos educacionais.


Palavras-chave


Desenvolvimento – Psicologia Sócio-Histórica – Educação, Saúde e Subjetividade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v11n11p99-112

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.