Psicologia, educação e a sociedade contemporânea: reflexões sob a perspectiva da Psicologia sócio-histórica
Resumo
As mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea influenciam diretamente as práticas desenvolvidas na escola, as relações estabelecidas entre os agentes desse contexto e o desenvolvimento desses sujeitos. A questão que perpassa nossos estudos na área da Psicologia é: que papel teria a Psicologia neste contexto educativo diante de tantas transformações, dos sujeitos e da sociedade? Quais contribuições a Psicologia poderia dar ao complexo processo de educar? Tomando por base a Psicologia sócio-histórica, sobretudo as idéias de Lev Semminovich Vigotski e Henri Wallon, este artigo visa refletir sobre o desenvolvimento humano, a contribuição da escola e da educação para a promoção do desenvolvimento, buscando identificar quais as contribuições da Psicologia às práticas educativas que se empreendem nos diversos contextos educacionais.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v11n11p99-112

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