O estagiário-psicoterapeuta e as relações de pagamento/dinheiro com os pacientes de clínicas-escola

Olímpia Rosa Noronha

Resumo


O presente estudo descreve a experiência vivida no NEPAP/UMESP relativa ao treino dos estudantes nos diferentes aspectos do atendimento clínico, incluindo o estabelecimento dos honorários referentes ao atendimento clínico. Tradicionalmente, esta era uma atividade desempenhada pelo pessoal administrativo da clínica-escola, contudo fora incluído no treinamento do estudante de psicologia. A inclusão tem se mostrado efetiva para a formação dos alunos. Uma das maiores dificuldades práticas encontradas foi a de não "passar por cima" dos procedimentos contábeis inerentes ao funcionamento de uma instituição educacional de caráter confessional.


Palavras-chave


Dinheiro – Pagamento – Psicoterapia – Clínica-Escola – Estagiário/Psicoterapeuta.

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DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v11n11p127-145

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