A orientação para o mercado nas pequenas e médias instituições de ensino superior privadas
Resumo
O presente estudo tem o objetivo de propor e validar uma escala de conceito para a medição da Orientação para o Mercado (OM) no ambiente das Instituições de Ensino Superior privadas de pequeno e médio porte, sob a ótica da discussão de modelos organizacionais. Trata-se de uma pesquisa empírica de natureza descritiva-quantitativa, iniciada pela revisão da literatura para a identificação dos indicadores utilizados na operacionalização da OM, de onde emergiu a proposta de uma escala de mensuração da OM, que foi validada por meio de um processo que envolveu o uso do coeficiente de validade de conteúdo em uma avaliação de juízes, pré-teste e análise estatística de consistência interna e validade discriminante, a partir de levantamento junto à uma amostra probabilística de 161 diretores de PMIES privadas do Estado de São Paulo. Todos os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória, o que proporcionou adequações e por fim, a validação da escala, que se tornou um modelo de mensuração da Orientação para o Mercado, consolidada como um construto unidimensional (α = 0,81), operacionalizada por quatro variáveis, que são apresentadas neste artigo.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v11n1p3014-3039
Revista Eletrônica Gestão e Serviços
(ISSN online 2177-7284) é uma publicação da Universidade Metodista de São Paulo.
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