CONTRIBUIÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL NÃO-ACADÊMICA

Lucas Tartarotti, Daniel Hank Miri, Guilherme Sirtori, Fabiano Larentis, Juliana de Souza Boeira

Resumo


As relações entre as instituições acadêmicas e as empresas podem contribuir significativamente para a sociedade. Porém, esta integração ainda é um desafio que as instituições de ensino e pesquisa enfrentam. Muitos alunos de mestrado buscam no curso, além de desenvolvimento acadêmico, contribuições para sua prática profissional. Neste sentido, o objetivo do estudo foi analisar como o curso de mestrado acadêmico em administração contribui para a prática profissional não-acadêmica dos mestres em administração. A pesquisa possui abordagem qualitativa de natureza aplicada com estratégia classificada como exploratória descritiva. Este estudo foi desenvolvido a partir de 10 entrevistas semiestruturadas com mestres em administração que exerciam atividades profissionais não acadêmicas. Foi descrita a falta de valorização, e até um certo desprezo de alguns colegas sobre a realização do mestrado. Por outro lado, os entrevistados apontaram um aumento das expectativas dos colegas a respeito do trabalho dos mestres em administração. Houve a citação de diferentes impactos positivos na prática profissional: maior sensação de segurança nas ações, desenvolvimento do pensamento crítico, valorização do serviço prestado e pesquisa como fonte de conhecimento profissional. Pode-se afirmar, assim, que ainda existe muito a se aprimorar nesta relação academia e mundo profissional, pois muitas empresas ainda encaram os cursos de mestrado acadêmico como algo isolado da prática profissional, sem relação e sem contribuição para o ambiente corporativo.


Palavras-chave


Aprendizagem organizacional; Mestrado Acadêmico em Administração; Prática profissional.

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DOI: https://doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v13n1p3648-3671

Revista Eletrônica Gestão e Serviços

(ISSN online 2177-7284) é uma publicação da Universidade Metodista de São Paulo.

 

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